Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 22, 2020

PRESENTE DE MUSSOLINI AO BRASIL

No dia 5 de julho de 1928, os pilotos italianos Carlo del Prete e Arturo Ferrari pousaram no rio Potengi, em Natal, provenientes de Roma, a bordo de um hidroavião. O voo durou mais de 49 horas, sem escalas, cobrindo uma distância de mais de sete mil quilômetros.

Em agradecimento ao povo do Rio Grande do Norte pela festiva acolhida aos dois pilotos italianos, o ditador Benito Mussolini fez a doação de uma coluna romana retirada do monte Capitolino, em Roma, quase três anos após o feito heroico. Foi trazida pelo cruzador Leonardo Mallocello.

No dia 6 de janeiro de 1931 houve um evento festivo, coroado pela amerissagem de uma esquadrilha de hidroaviões, sob o comando do Ministro da Aeronáutica da Itália.

O historiador Nestor dos Santos Lima ressalta que Benito Mussolini mandou arrancar das ruínas do Capitólio Romano uma das suas soberbas colunas e com ela presentear a cidade de Natal, em memória do acolhimento feito aos heróis da inédita aventura.

A arquiteta Jeanne Fonseca Leie Nesi ressalta que, também conhecida como coluna romana ou coluna Del Prete, a Coluna Capitolina recebeu tal denominação em virtude de ter pertencido às ruínas do templo sagrado de Júpiter, existente ao norte do Capitólio, na Antiga Roma.

A Coluna Capitolina termina em um capitel, facilmente identificável, como pertencente à ordem coríntia. A massa do capitel, em forma de cesta de flores e cheia de folhas de acanto, é menos funcional do que o capitel da ordem dórica. Sua riqueza tornou-se muito popular, no tempo da supremacia romana.

Col.Capit

Col. Capit 2

Pátio do IHGRN em noite de autógrafos

Coluna Capitolina. Um pedaço de Roma Antiga no Brasil.

Atualmente, a Coluna Capitolina encontra-se nos jardins do Instituto Histórico e Geográfico do RN, do qual tenho a honra de ser Sócio Correspondente.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Há três estilos de colunas, utilizadas tanto na Grécia quanto em Roma.

Estilo Jônico

Estilo Dórico

Estilo Coríntio

A ordem coríntia começou a ser utilizada no século IV a.C. como uma evolução estilizada da ordem jônica, e viria a ser expandida pelos romanos em todo o império.

 

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: