Publicado por: Evaldo Oliveira | Agosto 28, 2020

CURSO PROFISSIONALIZANTE NÃO PRESENCIAL, uma opção?

Visitando uma cidade no interior do Maranhão, precisei dos serviços de alguém que trabalhasse como radiotécnico. Fui orientado a procurar um quiosque onde um senhor exercia seu trabalho. Parecia ser bastante respeitado naquele local. Serviço realizado, equipamento funcionando perfeitamente. Dei-lhe os parabéns por sua postura e indaguei onde havia adquirido aqueles conhecimentos. Contou que ele e seu irmão tinham se formado pelo Instituto Universal Brasileiro, sendo que o irmão era eletrotécnico.

Lembrei-me do meu tempo de estudante em Natal, quando meu irmão Eraldo fez um curso de radiotécnico nessa instituição. Recebeu as apostilas e o material de trabalho, estudou e se aprimorou, porém viu que aquele não era o seu caminho, e desistiu.

Entrei no Google para obter informações atualizadas sobre o Instituto Universal Brasileiro, que atuava em todo o território nacional. Todo o material de estudo e de trabalho eram remetidos através dos Correios.

O Instituto Universal Brasileiro foi fundado em 1941, sendo a segunda escola no Brasil a funcionar a distância, vindo a se tornar a maior escola do gênero no país, durante os anos 1960/1980; sua gráfica funcionava em São Paulo.

Assim, o IUB faz parte da primeira geração da educação a distância, o ensino por correspondência. Hoje, duas unidades permanecem funcionando na cidade de São Paulo. Disponibiliza cursos profissionalizantes, livros de suplência e cursos oficiais supletivos de ensino fundamental e médio.

Cursos não presenciais. Ao que parece, funcionam.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RNCUR


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: