Visitando uma cidade no interior do Maranhão, precisei dos serviços de alguém que trabalhasse como radiotécnico. Fui orientado a procurar um quiosque onde um senhor exercia seu trabalho. Parecia ser bastante respeitado naquele local. Serviço realizado, equipamento funcionando perfeitamente. Dei-lhe os parabéns por sua postura e indaguei onde havia adquirido aqueles conhecimentos. Contou que ele e seu irmão tinham se formado pelo Instituto Universal Brasileiro, sendo que o irmão era eletrotécnico.
Lembrei-me do meu tempo de estudante em Natal, quando meu irmão Eraldo fez um curso de radiotécnico nessa instituição. Recebeu as apostilas e o material de trabalho, estudou e se aprimorou, porém viu que aquele não era o seu caminho, e desistiu.
Entrei no Google para obter informações atualizadas sobre o Instituto Universal Brasileiro, que atuava em todo o território nacional. Todo o material de estudo e de trabalho eram remetidos através dos Correios.
O Instituto Universal Brasileiro foi fundado em 1941, sendo a segunda escola no Brasil a funcionar a distância, vindo a se tornar a maior escola do gênero no país, durante os anos 1960/1980; sua gráfica funcionava em São Paulo.
Assim, o IUB faz parte da primeira geração da educação a distância, o ensino por correspondência. Hoje, duas unidades permanecem funcionando na cidade de São Paulo. Disponibiliza cursos profissionalizantes, livros de suplência e cursos oficiais supletivos de ensino fundamental e médio.
Cursos não presenciais. Ao que parece, funcionam.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RNCUR
Deixe uma Resposta