Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 14, 2020

LILICA, O ANEL DE GIGES ATRAPALHOU

  • Parte I: Lilica e sua turma invadem a cozinha para sugar o açúcar que se formou sobre a bancada, após o uso do álcool em gel, e se embriagaram.
  • Parte II: Com o uso de uma solução diluída de água sanitária, Lilica e seu grupo se armaram com placas e faixas para protestar, entoando cânticos de revolta.

Algum tempo depois a utilização da solução de água sanitária para limpeza da cozinha, finalmente recebi informações seguras sobre a Lilica. Soube que ela e seu grupo estão bem. Com a falta do suprimento básico que era retirado da cozinha, houve dificuldade de manutenção dos diversos grupos, e um sistema gerencial foi emergencialmente criado pela organização não governamental Sugar Eaters. Foi criado um grande grupo de indivíduos, que passaram a desenvolver um trabalho conjunto, subdividindo-se em grupos menores, alinhados pelo critério da especialização.

Por ser uma formiga poligínica (suas colônias podem conter muitas rainhas – até 200), o grupo da Lilica se dispersou em vários subgrupos, cada grupo formado por indivíduos ligados por suas ideias e posicionamentos políticos. Até ali, a vida fora simples e não havia hostilidade entre as colônias vizinhas. Esse equilíbrio foi perdendo força face às disputas dos pequenos grupos.

A verdade é que tudo teria começado depois que o grupo da Lilica foi entrevistado pelas duas maiores redes de notícias, a CNN (Comando Nacional de Notícias) e a Esfera News. Isso teria levado à subdivisão do grupo, em função da monetarização do blog Lilica’s News e de outros elementos de mídia.

O trabalho do grupo aumentou em tal dimensão que Lilica e seu pessoal contrataram os serviços do Ubermosq (grupo que utiliza mosquitos para transporte de passageiros de pequeno peso, como as formigas-faraó). E elas passaram a utilizar esse serviço o dia inteiro, para seus deslocamentos urgentes e distantes (além de cem metros), motivo da redução de seu condicionamento motor. A moeda utilizada nas transações é o K5. Cada unidade equivale a cinco porções de comida, o que elevou o status bancário da colônia.

O grupo de auditoria interna detectou sinais de desvios de K5, feitos pela madrugada, utilizando zangões para transporte de grandes quantidades de alimentos desviados do banco da colônia. Aberto o procedimento de investigação, foram identificados grupos que vendiam os estoques de comida e se apossavam dos valores. Muitos elementos foram processados e presos, mas o ambiente entre as formigas se deteriorou. 

Cada formiga faraó passou a ser fiscal da formiga que morava ao lado, e o clima ficou pesado, de tal forma que não dava mais para continuar. Face às pressões que surgiam de todos os lados, a colônia implodiu. Cada elemento foi para um lado, com a intenção de recomeçar suas vidas na simplicidade do que sempre fora. 

Os novos grupos estão voltando a produzir indivíduos sexualmente reprodutivos duas vezes por ano. As colônias laboratoriais haviam sido manipuladas para produzir várias vezes ao ano.

As rainhas da formiga-faraó voltaram a pôr centenas de ovos durante a vida, com 10 a 12 ovos por lote. O período larval retornou para 18 a 19 dias; o período pré-pupa foi normalizado para três dias e o período pupal voltou a ter a duração de nove dias. São necessários mais quatro dias para se tornarem formas sexuais femininas e masculinas. Logo, do ovo até a maturidade leva cerca de 38 a 45 dias, dependendo da temperatura e da umidade relativa. Colônias amadurecidas voltaram a contar com várias rainhas, machos alados, trabalhadores, ovos, larvas, pré-pupas e pupas. 

É assim que as formigas-faraó estão implementando seu programa de retorno a uma vida simples e comunitária. 

Distante do anel de Giges. Os perigos e a tentação da Hubris.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: