Publicado por: Evaldo Oliveira | Janeiro 15, 2021

O ACASO A SERVIÇO DA MACHEZA

Acaso é uma ocorrência, um acontecimento casual incerto ou imprevisível, uma eventualidade, uma casualidade. É assim que o dicionário define essa palavra. E foi assim que aconteceu com o que viria ser um dos principais benefícios à saúde dos homens. Puro acaso.

Na década de 1990 o laboratório Pfizer investiu muito dinheiro em pesquisa, com o objetivo de encontrar um medicamento para tratamento da hipertensão arterial e da angina. Os pesquisadores desenvolveram o citrato de sildenafila na Grã Bretanha, que tinha a propriedade de aumentar a concentração de NO (óxido nítrico) nas células musculares das artérias, favorecendo sua dilatação. Avaliaram que esse efeito poderia dilatar as artérias coronárias, podendo assim tratar a angina do peito. Não confundir o óxido nítrico (NO) com o óxido nitroso (N2O), também conhecido como gás hilariante, precursor dos agentes anestésicos inalatórios.

Pensou-se, então, em um estudo clássico, seguindo um princípio simples. Os pacientes foram escolhidos por sorteio; alguns receberiam comprimidos de citrato de sildenafila e os demais recebiam um placebo. Os pesquisadores logo perceberam que os resultados nas artérias do coração eram quase nulos, decidindo-se então pela interrupção dos estudos.  

Dessa forma, os envelopes que continham os comprimidos que não foram consumidos pelos pacientes foram recolhidos. A maioria devolveu de bom grado seus comprimidos, porém houve um grupo que não devolveu. Revogado o anonimato, constataram que aqueles que não tinham devolvido os comprimidos correspondiam ao grupo que havia recebido o citrato de sildenafila. É que esse grupo havia percebido uma melhora na performance sexual, com ereções duradouras e estáveis.

Testes confirmaram que a substância poderia ser uma esperança para homens que eram incapazes de manter uma ereção por tempo suficiente para a atividade sexual normal. A droga foi patenteada em 1996.  Em 1998 foi liberada para tratamento das disfunções eréteis, sendo oferecida para venda com o nome comercial de Viagra.

Sildenafila. 

O acaso conspirando a favor da macheza. 

“O acaso favorece apenas os espíritos preparados”, teria afirmado Pasteur.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Quando comecei a ler fiquei animado. Pois tomo todos os dias 3 tipos de medicamentos para controlar minha pressão: INDAPAMIDA 1,5mg, ATENOLOL DE 50mg E DIOVAN ANLO 160 + 5mg. Achei que iria para de tomar kkkk. Mas, graças a Deus minha pressão está controlada.
    Que Deus me ajude para que eu possa ir em agosto reencontrar meus amigos na minha terra querida.
    Deus te abençoe


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: