Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 6, 2021

LILICA, CONFRONTO E AMEAÇA

– Parte I – Lilica e sua turma invadem minha cozinha para sugar o açúcar que se formou sobre a bancada, após o uso do álcool em gel, e se embriagaram.

– Parte II – Com o uso de uma solução diluída de água sanitária na bancada, Lilica e seu grupo se armaram com placas e faixas para protestar, entoando cânticos de revolta.

– Parte III – Lilica e seu grupo passam por um processo de corrupção interna, face ao grande volume de dinheiro (K5 – cada unidade equivale a cinco porções de comida) gerado pela monetarização de suas mídias sociais. Houve dispersão dos componentes, com formação de grupos menores. 

Parte IV

Depois de algum tempo ausente, três elementos do grupo da Lilica surgiram sobre a bancada da minha cozinha, montados em Ubermosq (mosquitos para transporte de passageiros de pequeno peso, como as formigas-faraó).

De pé, encarando-me de frente, demonstraram toda a revolta do grupo pela utilização continuada da solução diluída de água sanitária sobre a bancada da cozinha, todas as noites. Os três soldados-mensageiros exigiam a urgente suspensão do uso da solução, sob pena de uma paninvasão, com milhares de elementos atacando a um só tempo, pela madrugada, fora horário do movimento da cozinha. Todos utilizavam máscara do tipo F-1 (formiga-faraó), com filtragem especial para gases e eflúvios indesejados.

Fiquei rindo, porque sabia da reação tóxica que essa solução provoca, podendo levar à morte por envenenamento. Sentindo-me fortalecido, ameacei-as de usar a solução naquele momento, o que exterminaria com os três representantes do grupo. Deixei claro que não estava disposto a qualquer acordo. Rapidamente elas se afastaram. Um pouco à frente, várias formiguinhas-faraó, escondidas atrás de um vaso, se juntaram aos três soldados-mensageiros, e se afastaram gritando em uníssono: Mitrídates! Mitrídates! Mitrídates! Ao final, uma delas gritou: Aguarde-nos!

Decidi desvendar aquela mensagem, e descobri que Mitrídates VI viveu entre os anos 120 e 63 a.C. Depois de conquistar a Anatólia ocidental (atual Turquia), Mitrídates ordenou a execução de cem mil homens, mulheres e crianças romanas, tornando-se um dos maiores inimigos de Roma. 

Naquela época era comum o envenamento, inclusive por familiares, de pessoas ligadas à nobreza, ao poder. Por precaução, Mitrídates começou a tomar doses crescentes dos venenos mais utilizados, até que fosse capaz de tolerar uma dose letal. Esta técnica de dessensibilização é hoje conhecida como mitridificação. 

No ar, uma dúvida. O grupo da Lilica estaria tentando uma dessensibilização à solução de água sanitária pela técnica de Mitrídates?

Acho que não conseguirão essa façanha, ao menos em grupo.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Mistura da revolução dos bichos com o senhor dos anéis?

  2. Quando comecei a ler a crônica, comecei a ri. Achando que a Lilica era a cachorrinha de uma de minhas filhas. Sobre as formigas, me fez lembrar o filme AS FORMIGUINHAS. Depois que eu assisti, não consigo matar uma formiga. Penso logo nas operárias do filme.
    Que Deus nos abençoe e proteja.

    Me permita deixar uma pequena e humilde homenagem as nossas mulheres.

    Você é mulher

    Você é mulher, luta por seus sonhos e move o mundo com sua força.
    Você é serenidade no olhar, aconchego no abraço e paz no coração. Seus gestos traduzem a sua essência, seus traços femininos demonstram a real beleza.

    Você vai ao seu limite e não para, continua se esforçando para seguir em frente.
    O tempo passa e você se fortalece. Se algo der errado você se reinventa e recomeça, quantas vezes preciso for, porque você é mulher e de ti emana poder e coragem


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

<span>%d</span> bloggers like this: