Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 17, 2021

LILICA, IMPASSE OU ARMISTÍCIO

– Parte I – Lilica e sua turma invadem minha cozinha para sugar o açúcar que se formou sobre a bancada, após o uso do álcool em gel, e se embriagaram.

– Parte II – Com o uso de uma solução diluída de água sanitária na bancada, Lilica e seu grupo se armaram com placas e faixas para protestar, entoando cânticos de revolta.

– Parte III – Lilica e seu grupo passam por um processo de corrupção interna, face ao grande volume de dinheiro (K5 – cada unidade equivale a cinco porções de comida) gerado pela monetarização de suas mídias sociais. Houve dispersão dos componentes, com formação de grupos menores. 

– Parte IV – Os componentes do grupo da Lilica, frente à dificuldade de propor a suspensão do uso do hipoclorito para afastá-las da bancada, saíram com a disposição de experimentar um procedimento de dessensibilização baseado nos princípios de Mitrídates, a mitridificação.

Parte V

De repente, o grupo da Lilica se posta de um lado da bancada da cozinha e se põe em atitude de confronto. Querem dialogar para chegarmos a um acordo que ponha fim à perseguição das formigas-faraó. Lilica, em um ponto mais elevado da bancada, sinaliza com acenos de paz.

Ordena que sejam apresentadas algumas formigas com graves queimaduras no corpo, além de duas com irritação das vias respiratórias. De pé nas duas perninhas traseiras, Lilica explica:

– Chega de confronto! Basta de agressão! Não queremos nossas irmãs com lesões que as incapacitem para o trabalho. Vim disposta a propor regras para um armistício.

Fiz sinal de que concordava, e Lilica continuou: 

– Somente iremos à cozinha durante a noite, e retornaremos às nossas casas antes do amanhecer. Não invadiremos os utensílios, com comida, pães, tortas, potes de mel. Em troca, você não mais usará essa solução de água sanitária que tanto mal nos faz. Esperamos sua resposta.

Fingi estar pensando na proposta do grupo. Eu aceitaria aquela sugestão de armistício, principalmente depois que soube do plano das formigas-faraó para uma possível negativa de minha parte. Elas invadiriam minha casa, iriam até a cama das pessoas e entraria pelos ouvidos, boca, olhos, em um confronto cujo final seria imprevisível.

Para marcar esse armistício, faríamos como o imperador Francisco I da Áustria e Napoleão, no ano de 1805, quando colocaram de forma simbólica uma bala cor de ouro no alto da fachada da catedral de Bratislava, abaixo do relógio. Ali, o marco da paz, depois da batalha de Austerlitz.

Lilica, a disposição para um acordo. Hoje, um ponto minúsculo, branquinho, se destaca no alto da placa de granito que forra o fundo da bancada, ali colocada por Lilica, conduzida por um Ubermosq. É o nosso marco da paz.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Obs.: Fiquei sensibilizado com este manifesto do poeta e escritor Francisco de Assis Câmara: “Deixe a Liliquinha em paz. Preserve-a. Ela é PATRIMÔNIO FORMIGÁVEL DA HUMANIDADE”.


Responses

  1. A crônica da Lilica me faz lembrar o filme AS FORMIGUINHAS. Elas são organizadas e trabalhadoras. Guardam a comida para quando o inverno chegar, Fazem assembleias para discutirem os problemas do formigueiro. Depois que assisti por várias vezes este filme, não consigo matar uma formiga. Outro dia vinha dirigindo minha brasilia verde, não amarela dos Mamonas, kkkkk deparei com um formigueiro. Desci da brasilia e procurei um lugar para passar sem as matar. O filme, me deixou uma lição. O respeito com os que trabalham para sobreviver. As formigas são uma delas.
    Adoro as crônicas. As vezes demoro a comentar por falta de tempo. Me desculpe amigo Dr. Evaldo.
    Que Deus nos abençoe e guarde.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: