Publicado por: Evaldo Oliveira | Setembro 5, 2021

UM CASTELO NO SERTÃO, SONHO OU LOUCURA?

Na cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, fomos visitar um castelo construído em meio a imensas rochas, no alto do morro da Tapuia, justo no local onde havia uma pequena capela frequentada pelos moradores das redondezas. É uma construção que tem o dom do encantamento, por sua grandeza e localização. No auge da construção, ali trabalhavam cerca de cem pessoas.

Ainda criança, José Antônio Barreto – Zé dos Montes – teve uma visão. Nossa Senhora lhe pedia para construir uma igreja. Essa visão retornaria na adolescência, deixando o jovem assustado. Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, aquele homem iniciou uma sondagem sobre o local indicado pela mãe de Jesus para que fosse construída sua capela. 

Zé dos Montes adquiriu o terreno no alto do morro da Tapuia e no dia 13 de agosto de 1984 deu início à construção do castelo, seguindo seus instintos, sem qualquer tipo de orientação técnica, desafiando a lógica mais primitiva. E foram surgindo torres, postos de vigilância, estreitas passagens formando labirintos. No quintal, túneis paralelos, da altura de um homem, feitos com tijolos, lembram caminhos de cupins. Nesses túneis-labirintos são realizadas as cerimônias da via sacra, com as pessoas conduzindo velas em procissão. No alto desses túneis existem orifícios para ventilação. No centro do castelo percebemos boa parte da estrutura da capelinha que ali existia, ainda com as imagens de santos.

O sol abrasador, as pedras gigantescas, o Castelo Zé dos Montes.

Fé? Sonho? Loucura?

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: