Publicado por: Evaldo Oliveira | Setembro 11, 2021

UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO, o dilema de Bananeiras-PB

No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho/tinha uma pedra
no meio do caminho/tinha uma pedra. Carlos Drumond de Andrade

De passagem por Bananeiras, uma das mais belas cidades da Paraíba, tivemos como tarefa quase obrigatória uma ida ao Túnel do Trem. O túnel ferroviário de Bananeiras foi aberto na pedra maciça, com 202 metros de extensão, para passagem do trem que iria até Picuí. O túnel permitiu que a estrada de ferro chegasse a Bananeiras. O então governador da Paraíba, Solon de Lucena, disse que o trem chegaria a Bananeiras nem que fosse por baixo da terra.

Em 1922 foi concluída a estação do trem, porém a conclusão do túnel ocorreu em 1923. Em novembro de 1924 chegava o primeiro trem à Estação Bananeiras, porém somente em 1925 seria aberta ao tráfego. Foram 15 anos para entregar 35 km. O trem jamais chegou a Picuí. Em 1966 o trem deixou de circular pelo ramal. Em 1973 a linha foi desativada, mas o túnel e a estação (hoje hotel de luxo) continuam, até hoje, sendo atrações turísticas da cidade.

Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba, e o segundo do Nordeste. O café de Bananeiras, em 1852, rivalizava em qualidade e aceitação com o de São Paulo. A ideia do trem surgiu para dar escoamento a esse produto, em especial, porém o trem somente chegaria 72 anos depois. Todo o fausto do café acabaria em 1923, quando o cafezal foi atacado pela praga Ceracocus paraibensis, que contaminou as plantações. O trem ainda foi utilizado para escoar a safra de outros produtos, porém esta atividade não se mostrou rentável. 

Hoje a Estação Bananeiras é uma das hospedagens mais procuradas da Paraíba, como destino de luxo, com destaque para sua beleza histórica e arquitetônica, gastronomia e o clima agradável de Bananeiras. 

A luta de um homem. Um túnel. O trem, que chegaria tarde demais. 

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: