Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 26, 2022

PÉRGAMO, TURQUIA, UM MARCO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Pérgamo, cidade da Turquia, é um dos berços da prática médica não sacerdotal, ao lado de Cós, na Grécia, onde trabalhava Hipócrates. Pérgamo é citada no livro do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia. (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia (Apocalipse 1:11).

Na chegada, entramos por uma ampla avenida, cercada de arcos, resquícios de antigos monumentos e edificações diversas. Galeno, um dos mais polêmicos médicos da História, trabalhou no complexo hospitalar de Pérgamo, onde se tornou o cirurgião da escola de gladiadores, que lhe serviu de passaporte para o cargo de médico particular do imperador romano Marco Aurélio. Em Pérgamo foi construído o primeiro hospital do mundo, próximo ao qual se encontram os primeiros símbolos da Medicina.

As ruínas da asclépia de Pérgamo, a 178 km de Éfeso, impressionam os visitantes pela grandiosidade de seus edifícios, além de claros sinais de respeito aos sentimentos e à dignidade dos pacientes que para ali se dirigiam. O complexo era formado por um hospital (ou centro de cura), um teatro, um centro de recepção para orientações ao paciente, onde existia um local para lavagem das mãos, com água corrente.

Entrada do hospital vista de longe

No apogeu da asclépia, na área sagrada havia fontes e piscinas, além de três nascentes. Os quartos de dormir foram construídos no período helenístico, e resistem até hoje. Ficavam em torno das fontes sagradas, na parte sul do complexo. Os pacientes eram encaminhados para dormir em quartos especiais, que inspiravam sonhos. Quando acordavam, seus sonhos eram interpretados pelos sacerdotes, e serviam de orientação ao tratamento. O paciente, antes de se dirigir aos aposentos, através do túnel, descansava e meditava junto a um bosque, e assistia a apresentações no teatro O barulho gerado pelas fontes – o som das águas – durante a passagem pelo túnel produzia uma atmosfera mística que acalmava e ajudava no processo de cura (havia orifícios no teto do túnel, por onde penetravam o som das águas e uma brisa agradável).

Entrada do hospital (centro de cura)

A palavra pergaminho deriva de Pérgamo, berço da prática médica não sacerdotal, ao lado de Cós, na Grécia.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe um comentário

Categorias