Publicado por: Evaldo Oliveira | Junho 14, 2019

SEGURA O GALO, SENHOR JUIZ!

Barcelos é uma charmosa cidade localizada no norte de Portugal, perto de Braga, na região do Minho. Pequena e bem cuidada, Barcelos possui como principal atração uma ponte medieval ligando a cidade a um vilarejo.

Em certa época, na Idade Média, os habitantes de Barcelos andavam deveras preocupados em elucidar um crime. O autor daquela monstruosidade ainda não havia sido descoberto, e a população estava alarmada. Qualquer morador ou visitante poderia ser tomado como suspeito do crime.

Certo dia, um galego apareceu na cidade, e logo foi identificado como suspeito. Preso, jurava ser inocente. Afirmava que estava apenas de passagem pela cidade, em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa.

Condenado à forca, o homem, então, pediu pra ser levado à presença do juiz que o havia condenado. Sua solicitação foi atendida e ele foi levado à residência do magistrado que, naquele momento, se banqueteava com alguns amigos. Ali, o homem voltou a afirmar sua inocência e, perante a incredulidade de todos os presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:

– É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me forem enforcar!

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Assumindo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o homem se salvara graças a um nó mal feito. O galego foi solto e deixado em paz.

galo-de-barcelos

Arremata a lenda que alguns anos mais tarde o homem teria voltado a Barcelos para esculpir o Monumento do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a Santiago Maior. Este monumento encontra-se no Museu Arqueológico de Barcelos.

Unknown

Galo de Barcelos, hoje um dos símbolos de Portugal.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: