Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 29, 2019

PORTÃO DE BRANDEMBURGO, de porta da cidade a instrumento da guerra fria

Inicialmente construído sobre uma porta da cidade, o Brandenburger Torseria reconstruído no final do século XVIII como um arco do triunfo. Localizado na parte ocidental do centro de Berlim, o Portão de Brandemburgo é hoje a entrada monumental para a avenida Unter den Linden , que antigamente era a via que levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia.

O Portão de Brandemburgo foi encomendado pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia, e construído entre 1788 e 1791. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi bombardeado, sendo totalmente restaurado entre os anos de 2000 e 2002.

No pós-guerra, quando a Alemanha foi dividida, o Portão ficou do lado oriental, tornando-se isolado e inacessível, bem ao lado do Muro de Berlim, que passava por aquela área. Ali, serviu de local para grandes eventos históricos, e hoje é símbolo da história da Europa e da Alemanha.

Por estar no lado oriental, o Portão foi usado pelos nazistas como instrumento de propaganda, ficando posteriormente abandonado, quase em ruínas, na divisa entre as duas Alemanhas. Em 22 de dezembro de 1989, o Portão foi reaberto ao tráfego, readquirindo o seu status de símbolo de união.

portao-de-brandemburgoEsta foto foi feita em plena época da guerra fria

No alto do Portão de Brandemburgo foi instalada uma quadriga, em 1793. Treze anos depois, em 1806, Napoleão Bonaparte invadiu Berlim. Para simbolizar a dominação francesa, em dezembro do mesmo ano Napoleão mandou a quadriga para Paris, de onde retornaria a Berlim no ano de 1814, quando recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, passando a significar a vitória, deixando de ser um símbolo de paz.

Portão hoje

Portão de Brandemburgo. Hoje, paz, beleza, harmonia.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: