Publicado por: Evaldo Oliveira | Fevereiro 6, 2021

COMO É QUE UM SCHETTINO DESSES CHEGA A CAPITÃO?

Esse é o título da matéria de Michel N. Smith e Erik Kasum, à página 224 do seu livro As 100 Piores Ideias da História, edição Valentina, sobre Francesco Schettino, o todo poderoso comandante do navio Costa Concordia, no dia 13 de janeiro de 2012.

O navio começou a se desviar do seu curso, rumando em direção às rochas sob as águas que cercam a ilha de Giglio, no litoral da Toscana, Itália. Os passageiros não percebem essa manobra, comum nessas aproximações que o comandante executa para exibir sua maravilhosa embarcação aos habitantes do lugar, ao tempo em que demonstra suas habilidades à plateia em terra.

Nesse perigoso procedimento, o casco do navio esbarra nas rochas e encalha. Pouco tempo depois, começa a fazer água e aderna, ficando quase submerso. O preço dessa irresponsabilidade: 30 mortos a bordo.

Na sequência, o comandante esconde das autoridades o que realmente acontecia no navio, inclusive que o navio estava afundando. Para piorar, abandona a embarcação, descumprindo a primeira diretriz marítima. Segundo informações dele junto à comunicação social internacional, ele justificou que fora arremetido na hora do choque e caíra no mar, e que já havia outro comandante (o imediato) em seu lugar.

O comandante Francesco Schettino foi condenado, em fevereiro de 2015, a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.

A irresponsabilidade e a necessidade de aparecer, quando juntas, podem levar ao caos, como neste caso.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Boa crônica! Infelizmente, a maioria dos acidentes marítimos ou automobilísticos, são causados por falhas humanas. Mas, os envolvidos não querem admitir. Devido a isso, muito inocentes vêem a falecer.
    Que Deus nos abençoe e proteja.

  2. E se for outro capitão. O navio chamado “Brasil”. Mais de 230.000, mortos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: